Relato sobre aula envolvendo diversas atividades inspiradas no PROFAP

Professora Jenifer Lorena Riffert Pawlik, 5º ano A. Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos.

Durante o final do 1º trimestre e no início do 2º, nossa turminha vem realizando diversas atividades diferenciadas, em que buscamos a inspiração no curso ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de nosso município, o PROFAP (Programa de formação e assessoramento pedagógico).

O programa está baseado em dois pilares: Língua Portuguesa e Matemática, fazendo a interdisciplinaridade com os demais componentes curriculares. O programa consiste em uma proposta de formação continuada para professores da rede municipal dos anos iniciais 1º ao 5º ano, sendo um programa de recomposição da aprendizagem.

As professoras formadoras Adriane Maria Bach, Flávia Salles e Janete Puchalski Breus, semanalmente proporcionam um assessoramento prático durante os encontros que ocorrem em horários de acordo com as turmas e seus respectivos anos.

Nestes encontros, muitas atividades práticas são sugeridas, inclusive durante os encontros os docentes têm a experiência de realizar as atividades, proporcionando uma prática pedagógica viva, permeada de trocas entre os professores e envolvendo muita criatividade.

A cada trimestre, os professores devem realizar a implementação de atividades que seguem as sugestões de maneira adaptada a cada realidade escolar, além é claro de criações que os docentes realizam. A cada prática apresentada surgem novas ideias, proporcionando aos atores principais do processo aprendizagem, os alunos, uma ampla oportunidade de desenvolvimento.

Nossa turma teve implementada uma adaptação sobre o dia do Trabalho em maio, que norteou várias atividades. Nós discutimos sobre o assunto e realizamos algumas dinâmicas como caça-rima e soletrando, que foi muito divertido e uma excelente oportunidade para trabalharmos algumas dificuldades ortográficas de palavras, além de abrirmos espaço para discussões sobre os objetivos de vida de cada, profissões que conhecemos e como podemos traçar metas para alcançar sonhos.

Outras atividades realizadas inspiradas no que docente tem visto dentro do PROFAP e que merecem destaque são o bingo da tabuada, que virou prática frequente em nosso dia a dia, Pense rápido com Material Dourado (brincadeira onde os alunos precisam construir o número proposto com as peças de material dourado, no menor tempo possível), o próprio soletrando e o Jogo da velha coletivo (que sempre utilizamos para revisar conteúdos estudados, como por exemplo a acentuação de palavras e sua classificação em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

O PROFAP tem como objetivos proporcionar conhecimento; construir, compartilhar, analisar; estudar fundamentos; buscar estratégias e orientar o trabalho. Como professora, acredito que esse apoio é fundamental para a garantia de qualidade no ensino.

Acreditamos que com esse apoio nossos alunos têm sido beneficiados de maneira produtiva, lúdica, garantindo aulas mais divertidas com professores mais capacitados.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura de Cordel

Prevenção à dengue

DIA MUNDIAL DA ÁGUA