Cartas

Professora Jenifer Lorena Riffert Pawlik, 5ºano A. Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos.

(EF05LP03): Planejar e produzir textos de diferentes gêneros, com tema e estrutura adequados, em especial textos que fazem parte da vida pública e social, como a carta.

(EF05LP08): Estabelecer relações entre o conteúdo das cartas e outros textos lidos ou situações vivenciadas.

(EF05LP23): Utilizar a língua como instrumento de expressão de si e de interação com o outro, compreendendo a importância da empatia nas comunicações escritas e orais.

A sequência didática sobre o gênero textual carta foi aplicada na turma do 5º ano A da Escola Municipal do Campo Clotário Santos, uma instituição localizada em área rural, com características e necessidades específicas dos alunos do campo. A escolha do gênero carta se deu por sua relevância para o contexto comunicacional da turma e também pela oportunidade de explorar temas como interação social, escrita formal e expressão de sentimentos.

Para introduzir o tema de maneira lúdica e envolvente, utilizamos o livro O Carteiro Chegou, de Janet e Allan Ahlberg. A obra foi apresentada aos alunos em uma contação de histórias, enfatizando o caráter divertido e envolvente da narrativa, que retrata cartas fictícias enviadas por personagens de contos de fadas. Durante a contação, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a história, expressando opiniões, o que favoreceu a compreensão do gênero textual de maneira prática.

O ponto alto da sequência didática foi a atividade de troca de cartas entre escolas. Como eu também sou docente no período da manhã no Colégio Estadual Cel. David Carneiro, que atende a alunos do 6º ano A, surgiu a oportunidade de promover um intercâmbio de correspondências entre as duas turmas. Inicialmente, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal do Campo Clotário Santos escreveram suas cartas, descrevendo aspectos do seu dia a dia na escola do campo. Essa foi uma oportunidade valiosa para que os alunos pudessem se ver como escritores reais, com um destinatário definido e um propósito claro para sua escrita. Após a revisão, as cartas foram enviadas para os alunos do 6º ano A do Colégio Estadual Cel. David Carneiro.

A recepção das cartas na turma do 6º ano foi extremamente positiva. Motivados por essa curiosidade, os alunos do 6º ano escreveram suas respostas, compartilhando detalhes de suas próprias rotinas, atividades escolares e interesses pessoais.

O impacto dessa atividade foi muito além do que eu havia previsto. A troca de cartas proporcionou uma experiência autêntica de comunicação e interação social para os alunos. Muitos deles comentaram que foi a primeira vez que escreveram uma carta "de verdade", com um destinatário concreto. Eles se sentiram valorizados ao perceber que suas palavras causaram curiosidade e interesse em outra pessoa. A gentileza nas palavras e a curiosidade mútua para conhecer seu colega de outra escola motivaram os alunos a continuarem trocando cartas, o que aconteceu de maneira espontânea mesmo após o término da sequência didática. O intercâmbio de correspondências não apenas cumpriu o objetivo pedagógico de trabalhar o gênero textual carta, mas também favoreceu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, respeito às diferenças e valorização da diversidade.







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